Referência internacional em saúde infantil, o epidemiologista, professor e abrasquiano Cesar Gomes Victora é o mais novo membro da Royal Society do Reino Unido, uma das mais importantes associações honoríficas de ciência do mundo. O pesquisador, que é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professor emérito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é o terceiro brasileiro a receber a honraria.
O pesquisador é constantemente citado em rankings de pesquisadores mais influentes no mundo, e já recebeu outras condecorações, como o Prêmio Richard Doll em Epidemiologia 2021, a principal premiação científica mundial da Epidemiologia, e o Gairdner Awards Global Health, concedido em 2017.
Ao longo da carreira, o professor trouxe inúmeras contribuições para a saúde infantil, especialmente sobre a importância da amamentação para reduzir a mortalidade de bebês. O pesquisador também foi o responsável por criar modelos de curva de crescimento infantil que guiam profissionais de saúde em mais de 140 países. Além disso, o cientista é ex-presidente da Associação Epidemiológica Internacional (IEA) e atua como consultor de órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Cesar Victoria se intitula um “abrasquiano fundador”. Em 2021, a Abrasco realizou um evento em sua homenagem, e ele afirmou que “Nossa epidemiologia brasileira é abrangente e se confunde com a saúde coletiva. Pertencemos a uma entidade que reúne diversos campos da saúde e que sempre lutou contra a desigualdade”.
A Abrasco parabeniza Cesar Victora, que honra o campo da Saúde Coletiva com sua bela trajetória e relevantes contribuições.
O post Abrasquiano Cesar Gomes Victora é eleito para a Royal Society do Reino Unido apareceu primeiro em Abrasco.